Professor Lemos, Arilson Chiorato, Enio Verri, Gleisi Hoffmann e Goura (Foto: Rafael Bertelli/Mandato Goura)
Os deputados Goura (PDT), Professor Lemos (PT) e Arílson Chiorato (PT) estiveram presentes, nesta quinta-feira (15), na cerimônia simbólica de assinatura do convênio "Semeando Gestão e Fortalecendo a Organização Produtiva Sustentável" entre a Itaipu Binacional, a Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA-PR) e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).
Esta colaboração, que abrange o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), visa beneficiar 3.500 famílias de agricultores familiares assentados em todo o Estado do Paraná, associadas a 31 entidades, incluindo cooperativas e associações. O propósito é fortalecer os processos de gestão das cooperativas e a organização produtiva das famílias agricultoras, com ênfase na produção sustentável, proporcionando-lhes acesso a políticas públicas e mercados.
O deputado Goura destacou a importância desse convênio para a agricultura familiar no estado, salientando que os investimentos demonstram o empenho do governo federal em atender as demandas dos agricultores familiares, que se sentiram negligenciados nos últimos anos. Ele enfatizou que as medidas previstas no programa terão um impacto significativo na qualidade dos alimentos disponíveis para os paranaenses.
O convênio, assinado no ano passado, integra o Programa Itaipu Mais que Energia e segue os princípios da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), contribuindo para o aumento da produção, produtividade e qualidade dos produtos e serviços rurais, através de capacitação e apoio financeiro.
O deputado Goura, autor de um Projeto de Lei que incentiva a agroecologia, elogiou a iniciativa, ressaltando que a transição agroecológica é crucial para um modelo de agricultura menos danoso, trazendo benefícios diversos para produtores, consumidores, fauna e ambiente. Ele destacou que, em outubro de 2023, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei n.º 833/2023, que trata do reconhecimento legal da transição agroecológica e propõe mecanismos de apoio para viabilizar unidades agropecuárias em transição agroecológica.
O deputado Arilson Chiorato compartilhou em suas redes sociais que a proposta é que as organizações envolvidas no convênio produzam e forneçam 9 mil toneladas de alimentos por ano para os programas de alimentação escolar.